quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Atividade 5.7

    Esse vídeo mostra que não adianta surgir novas tecnologias, e o professor não se adaptar á ela e buscar novas metodologias de aplicação dos conteúdos.     
   Assim sem criatividade e preparo o professor irá limitar ainda mais a aprendizagem do aluno.
     Conceitos relevantes para o Projeto Integrado de Aprendizagem.
     O uso das redes como uma nova forma de interação aluno e professor propicia uma aprendizagem mais completa removendo assim o isolamento em sala de aula, acelerando a aprendizagem dos alunos, assim eles aprendem a se tornar autônomos, cada um no seu próprio ritmo.
       Ao utilizar o computador como ferramenta de ajuda para os profissionais cabe a cada um a utilizar de maneira criativa, original, inovando no dia - a - dia não desprezando os conhecimentos prévios dos seus alunos. Essa educação informatizada deve visar a cooperação com novos conhecimentos e proporcionar a interação do professor-aluno e a interação com o mundo e suas vertentes, utilizando esses conhecimentos para a vida do docente.
  Toda essa informatização é idealizado por pessoas, então compreender que o ator principal desses ideais são as pessoas, assim concluímos que não é a máquina que domina e sim o ser Humano, ( O ser racional). 
  Para isso, deve a instituição escolar extinguir o "faz de conta" através da pura e limitada aquisição de computadores, para abrir o verdadeiro espaço para inclusão através do efetivo uso das máquinas e do ilimitado ambiente web, não como mero usuário, mas como produtor de novos conhecimentos.

ATIVIDADE 5.2
     Nós os docentes estamos revendo a cada dia a nossa prática pedagógica, pois a cooperação e a interação são práticas conjuntas, que influenciam a aprendizagem, usando as experiências trazidas do cotidiano do aluno, como: trabalho em grupo, dinâmicas, aproveitando o potencial dos alunos mais habilidosos para auxiliar aqueles que têm dificuldades.
   Percebemos que o Projeto Integrado nos prepara pois nos coloca mais perto da realidade, com atividades diferenciadas, apesar de não ter computadores disponíveis para trabalhar on line com o aluno, sendo que em nossa escola faz – se o uso do computador do professor para trabalhar com alguns alunos nas aulas extras. 

Nome do grupo: Liliane Soares Prochnow
Jurcilene Borghi, Márcia Alves Silva, Miriã Dos Santos Volff 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

REGISTRO DO PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM.


Ministério da Educação e Cultura


Programa Nacional de Tecnologia Educacional


Proinfo- Integrado


Curso de Introdução à Educação Digital


Projeto de Pesquisa e Aprendizagem


As novas tecnologias no cotidiano escolar


Autores : Liliane Soares Prochnow
Jurcilene Borghi
Márcia Alves Silva
Miriã da S. Volff dos Santos


Espigão do Oeste 13-09-12








APRESENTAÇÃO DO PROJETO

     Estamos na era da tecnologia e cada dia que passa o avanço tecnológico ganha cada vez mais espaço em todas as áreas.
    O projeto visa a introduzir os computadores na vida escolar das crianças, envolvendo os alunos para novas descobertas proporcionando aulas mais criativas, motivadoras, dinâmicas e significativas.
   Apesar da Escola atual ser nova e não disponibilizar dessas ferramentas que comporte todos os alunos, os docentes sentiam necessidade de contribuir através das ferramentas digital para melhora do ensino aprendizagem.




DESENVOLVIMENTO

    Há algumas indagações que surgem quando nos disponibilizamos á desenvolver um projeto dessa importância que envolve ambas as partes educador e educando.
    Será que não vai ser frustrante? Será que os resultados serão negativos e menos positivos? Surge também o medo do desconhecido e a incerteza de que não influenciaremos negativamente no meu sistema de ensino.
   Analisando sabiamente podemos concluir que usando ordenadamente e com sabedoria essa ferramenta facilitará o ensino aprendizagem.

RESULTADOS
    Os resultados que obtivemos ao longo do tempo só confirma a idéia de que bem utilizada à ferramenta digital só contribui para o processo ensino aprendizagem.
   Observamos nas avaliações, atividades em sala desenvolvidas com ajuda da internet se tornam criativas e interessantes frente ao aluno.



REFERÊNCIAS
Demerval Saviani (2000) artigo – O trabalho como Princípio Educativo.